PALESTRANTES CONFIRMADOS

Eng. Agronômo Arildo Meireles Fracalossi

Graduação 2006/2 CCA-UFES. Pós graduação em Gestão e Educação Ambiental pela Multivix em 2012.

Há 11 anos atuando como Consultor em Vendas e Assistência Técnica por Revenda de Nutrição e Defensivos Agrícolas 

Sócio-proprietário da LBA Soluções Agrícolas há 1 ano e meio.

Consultor atuante nas culturas: Café Conilon, Mamão,  Maracujá,  Pimenta do Reino e Coco

Palestra: Empreendedorismo: Novos paradigmas na agronomia do presente com ampliação do mercado de trabalho no pós-porteira. Desafios e oportunidades.

Dr. Hugo Bolsoni Zago

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Fitossanidade/Entomologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e doutorado em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado, nível I, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola e Manejo Fitossanitário.

Palestra: Uso de drones na pulverização agrícola

Dra. Fernanda Machado Baptestini

Engenheira agrícola e ambiental pela Universidade Federal de Viçosa; mestre e doutora na área de pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas pela mesma universidade; professora do departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal do Espírito Santo lecionando as disciplinas de Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais e Máquinas Térmicas.

Palestra: Estrutura de armazenamento de grãos no Brasil

Dr. Carlos Henrique Eiterer de Souza


Engenheiro Agrônomo (2000) UFV, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (2002) UFV; Doutorado em Agronomia (2012) UFU. 
Docente: cursos de graduação Agronomia, Química, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas desde 2004 no Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM;
Coordenador e docente: pós graduação Manejo da Fertilidade em área de Cerrado desde 2009, ambos no Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. 
Responsável Técnico Central de Análises de Fertilidade do Solo do UNIPAM-CeFert, desde 2005. 
Coordena e desenvolve pesquisas experimentais com eficiência agronômica de fertilizantes e tecnologias associadas em parcerias com empresas dos setores privado (B&A Mineração, Geociclo SA, Produquímica Compass Minerals, Kimberlit Agrociências, Arysta do Brasil, Wirstchat polímeros do Brasil, Adama Brasil, Terrena Agronegócios, Valoriza Agronegócios, Santa Clara, Verde Agritech, Grupo Curimbaba, Grupo Rochetto, Grupo Fertipar e Fertigran, Vitória Fertilizantes, MultiFertilizantes, Harvest Minerals, Verdesian Life Sciences), público privado (Associação Mineira de Produtores de Algodão AMIPA), e público (EMBRAPA, EPAMIG, UFU, UFLA, UFES).
 

Palestra: Fertilizante com proteção integrada

Dr. Willian Bucker Moraes

Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária (2002) pela Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA). Engenheiro Agrônomo (2007) e Mestre em Produção Vegetal (Fitopatologia) (2009) pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES). 
Doutor em Proteção de Plantas (Fitopatologia) pela Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA/UNESP - Campus de Botucatu-SP (2013). Prof. voluntário CCA/UFES (2008). Diretor de P&D, Consultor e Sócio-Proprietário da empresa Silvicontrol (2010-2014). Prof. Titular da FAEF-Garça/SP (2011-2014). Prof. Titular da FIB-Bauru/SP (2013-2014). Subchefe do Departamento de Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da UFES, Campus Alegre-ES (2015-2017).
 Chefe do Departamento de Agronomia (DAGR) do CCAE/UFES (2017-2019).
Atualmente é Professor Adjunto do DAGR/CCAE/UFES, responsável pelas disciplinas de graduação: Fitopatologia Aplicada (DPV 05381), Patologia Florestal (DPV 05395) e Proteção Sustentável de Plantas (DPV05399). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFES, responsável pelas disciplinas de Epidemiologia de Doenças de Plantas (PGPV-1406) e Manejo Fitossanitário de Doenças de Plantas (PGPV-1405). Orientador de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Coordenador e orientador do Projeto de Extensão Clínica Fitopatológica (CCAE/UFES). Coordenador do Setor de Fitopatologia do NUDEMAFI/DAGR/CCAE/UFES e do Laboratório de Epidemiologia e Manejo de Doenças de Plantas Agrícolas e Florestais (LEMP). Membro da Associação Paulista de Fitopatologia (APF) e da Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF). Membro do corpo editorial e revisor de vários periódicos. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Engenharia Florestal, com ênfase em Fitopatologia e Patologia Florestal, atuando principalmente em Epidemiologia e Manejo de Doenças de Plantas.

Palestra: Espécies de Fusarium associadas a Murcha em Cafeeiro Conilon: entender para manejar!

Dr. Lucas Louzada Pereira

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (2017), Mestre em Engenharia de Produção pela UENF (2012).

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Ifes, campus Venda Nova do Imigrante.

Atua com pesquisas voltadas para o controle de qualidade em sistemas de produção, controle de processos, com enfoque especial na cafeicultura.

É Q-Grader licenciado pelo Coffee Quality Institute e Coordenador do Laboratório de Análise e Pesquisa em Café LAPC do Instituto Federal do Espírito Santo. 

Palestra: Construções de perfis sensoriais a partir de fermentação em café 

Me. Sebastião Antônio Gomes

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1982). Mestre em Fitotecnia, área de concentração em Fruticultura/Citricultura pela Universidade Federal de Viçosa - MG (2004). Coordenador do Polo de Tangerina das Montanhas no Espírito Santo (2010-2018). Agente de Pesquisa e Inovação (aposentado pelo Incaper).

Palestra: Citricultura no ES

Me. Maria da Penha Angeletti

Filha de agricultores, família de imigrantes italianos que vieram para o Brasil para o trabalho nas lavouras de café. Tradição familiar na agricultura. Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Espírito Santo – CAUFES, Alegre, em 1980. Mestre em Agronomia, Fitotecnia, em 1984, pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora concursada da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, durante 11 anos. Pesquisadora concursada do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural, há 15 anos. Desenvolveu e coordenou projetos de pesquisa para introdução e adaptação de olerícolas no trópico-úmido, em Rondônia; na região dos tabuleiros costeiros do norte do Espírito Santo e atualmente, na agricultura familiar de montanha, na Região Central Serrana do Espírito Santo. A característica de geração conjunta de conhecimentos em manejo e diversificação de agrossistemas faz parte do perfil de trabalho, sendo destaque a introdução participativa de Yacon na agricultura familiar do ES, com participação de agricultores e comunidade de Santa Maria de Jetibá, em parceria com a Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, Mepes. A partir deste trabalho o cultivo comercial de Yacon se expandiu especialmente junto aos agricultores orgânicos de várias regiões do ES. Destaca-se também o trabalho inovador com projetos sucessivos para introdução participativa dos princípios do Sistema de Plantio Direto na Palha na Agricultura Familiar da Região Central Serrana do Espírito Santo, iniciado em 2006. Executa, em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Maria de Jetibá e outros parceiros locais, ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I, na Fazenda Experimental do Incaper Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação Serrano, ao mesmo tempo em que são realizadas experiências por atores locais, especialmente nos municípios Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Afonso Cláudio e outros. Responsável pela introdução, adaptação e recomendação de 22 espécies de plantas de cobertura de ampla adaptação para formação de palha no SPD e também para o manejo vegetativo na produção de hortaliças e grãos.

Palestra: Plantas de cobertura no sistema de plantio direto e no manejo agroecológico de hortaliças e grãos

Obs: Em breve mais insformações.

© 2023 by SEAGRO. Proudly created with wix.com  ,  For Questions /  Contact us at contato.seagroufes@gmail.com

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon